Sofreu abusos na internet? Denuncie!

e2aaefda-6bab-4b88-93b0-29380421892c

Infelizmente inúmeros abusos e crimes são cometidos na internet todos os dias, muitos deles são frutos da sensação que a rede dá de anonimato pleno, daí os inúmeros e famosos perfis fakes das redes sociais.

Esse texto nasce depois da entrevista que concedi no programa do amigo Wilson Jr. na TV Mar, sobre crimes contra direitos humanos nas redes sociais e um dos telespectadores questionou sobre como fazer para denunciar abusos na internet.

Quero assim compartilhar com os amigos leitores do #BlogdoMarques como podem fazer para denunciar esses abusos na internet.

Em primeiro lugar, alguns sites e redes sociais disponibilizam uma opção “denunciar”, onde eles permitem que os usuários denunciem conteúdos impróprios e que desrespeitam o “termo de uso” especifico da cada um deles.

Depois você poderá entrar no site da Polícia Federal (clicando aqui) e deixar sua denúncia. Aqui o internauta encontrará alguns itens e entre eles o de “crimes de ódio”, que tratam da prática a qualquer tipo de preconceito. Racismo, por exemplo, é um dos crimes mais frequentes nas redes sociais. Pode acessar, ainda, o site Ministério Público Federal (clicando aqui).

O site SaferNet (clique aqui) também recebe denúncias de crimes na internet contra os direitos humanos. O site oferece a possibilidade de denúncias anônimas. O SaferNet tem parcerias consolidadas e efetivas com a iniciativa privada, autoridades policiais e judiciais. Caso “a denúncia contiver evidências relacionadas a sites hospedados no Brasil, este relatório será enviado às autoridades competentes para que se inicie a investigação policial. No caso das denúncias de sites estrangeiros, a SaferNet encaminha para os Canais de Denúncias Internacionais”, informa o site em sua página de denúncias.

Uma observação importante, o site da Polícia Federal ainda instrui que caso o crime não tenha sido cometido na internet, o serviço Disque 100 deve ser utilizado ou procurar a Delegacia mais próxima.

Não deixe de denunciar os crimes contra os direitos humanos na internet, não podemos silenciar e permitir que direitos e vidas sejam vilipendiados por aqueles que possuem a vilania como meta de vida. Defender incansavelmente os direitos humanos é defender a vida plena do ser humano.

Siga-me no Twitter/Instagram: @Marques_JM

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Geral

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s