Santana do Ipanema e o medo da violência

pracaadelson

Um dos principais atrativos da cidade de Santana do Ipanema é, sem dúvida alguma, a Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, a antiga praça da Bandeira, onde boa parte dos santanenses e suas famílias vão para bater um papo com os amigos e fazer um lanche, nas diversas lanchonetes presentes no local.

Aproveitando a tranquilidade do fim de semana do sertão, fui encontrar com amigos e atualizar a conversa na Praça Isaac de Miranda e lá encontrei muita gente se divertindo – alguns extrapolando com os sons de seus carros no volume máximo – pais com seus filhos pequenos curtindo a noite santanense com muito prazer.

A noite estava tranquila até que quando menos se esperava, ouvimos o barulho de um tiro. Logo em seguida outros e uma multidão correndo em várias direções e a maioria vindo para onde estávamos, muitos não imaginavam o que estava realmente acontecendo, o medo foi geral.

Matéria do Alagoas na Net:

Um jovem de 23 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio ocorrida na noite deste domingo (23) ao lado da Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, na cidade de Santana do Ipanema. O caso aconteceu por volta das 22h, quando centenas de pessoas estavam aglomeradas, após assistir o desfile de um bloco de rua.

De acordo com informações repassadas pelo cabo da Polícia Militar, Veloso, responsável pela guarnição da Radiopatrulha, populares relataram que uma dupla chegou em uma motocicleta, em frente a um farmácia, localizada na Rua Martins Vieira, Monumento, e ao parar miraram no jovem Rafael Domingos da Silva.

O rapaz estava acompanhado de uma jovem, quando os acusados efetuaram vários disparos em sua direção. Rafael foi atingido por um tiro no abdômen. Após o atentado, os dois suspeitos fugiram com destino ignorado, enquanto a vítima foi levada por populares até o Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo.

Não é de hoje que o tema violência em Santana do Ipanema é comentado. A cidade vive dias de terror, a rotina dos santanenses mudou, não para melhor, mas para adaptar-se ao medo que tomou de conta da cidade.

Nossos jovens se entregam ao mundo das drogas e da violência com muita facilidade, pois alternativas para ocupar sua mente e seu tempo são coisas complicadas demais para serem elaboradas pelos agentes políticos. Não culpo o prefeito, pela situação atual, mas culparei futuramente se ele for omisso e nada tentar fazer para amenizar essa cruel realidade. Comentar sobre a postura do Governo do Estado diante disso tudo é até fácil, pois já perdeu as rédeas e tenta com muita dificuldade contornar a situação.

Precisamos urgentemente tomar medidas que busquem amenizar esse inferno que o Estado de Alagoas vive, ocupando o tempo do jovem com educação, esporte e atividades profissionalizantes. Mostrar que existem alternativas possíveis para uma vida digna e mais humana.

Agir é preciso, antes que percamos por completo o controle da situação e o caos se instale de vez por essas bandas. Cidades pequenas conhecidas por sua tranquilidade, hoje são dominadas pelas drogas e pelo tráfico, enquanto isso muitos ficam na praça jogando milho aos pombos e vendo o tempo passar, como se nada estivesse acontecendo.

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

2 Comentários

Arquivado em Alagoas

2 Respostas para “Santana do Ipanema e o medo da violência

  1. Joao

    Caríssimo MARQUES,
    gostaria de vê-lo na capital, em S PAULO quando da sua viagem a SANTOS. Aqui na CAPITAL sem praia – lugar INFAME onde desaguam esgotos quando há SANEAMENTO, daí a cor ESCURA das areias de SANTOS … rsRs
    Aqui em S PAULO, dsd q circulou s 1a edição em 19fev1921, a FOLHA d SPaulo acompanhou as inúmeras transformações ocorridas no Brasil e no mundo e se viu transformada por elas. As opiniões d hj são frutos d 1 experiência acumulada nesses 93 anos.
    E onde há SEMELHANÇAS há diferenças, até onde sei. Confere?
    [ SAÚDE ]: carência de médicos em regiões afastadas, ausência de leitos nos hospitais e enormes filas para consultas e exames.
    Faltam recursos, mas o sistema não melhorará se não passar por uma reforma gerencial, o que inclui melhores condições de trabalho. … O modelo das organizações sociais, com a devida fiscalização, oferece ganhos em termos de agilidade de serviços e gestão de recursos humanos. É preciso, além disso, melhorar o ensino de medicina.
    Enquanto o país não forma o número de profissionais de que necessita, o recurso a médicos estrangeiros é aceitável, embora seja apenas paliativo
    [ SEGURANÇA PÚBLICA ] : A polícia do Brasil precisa ser mais bem treinada e deveria contar com melhores condições de trabalho e melhores salários. No cumprimento de sua missão, a lógica do confronto sistemático deveria ser substituída pela da prevenção e da inteligência. … Por outro lado, seria desejável uma ampliação do uso das penas alternativas. Em tese, com o amadurecimento legislativo, a pena de prisão deveria ser reservada apenas aos criminosos que empregassem violência ou grave ameaça na consecução de seus delitos.
    [ EDUCAÇÃO ]: Melhorar a QUALIDADE do ensino é central para o FUTURO do país. A lista de DEFICIÊNCIAS é imensa e não passa apenas pela carência de RECURSOS. A FORMAÇÃO de muitos professores é RUIM. Atrair mais TALENTOS demanda incentivos, como valorização SALARIAL, plano de carreira e bônus por DESEMPENHO. … É imperioso, além disso, formular um CURRÌCULO nacional mínimo, que seja preciso e enxuto, sem experimentalismos. Iniciativas que fracassem na PRÁTICA, como foi o caso da progressão continuada, devem ser modificadas o quanto antes
    [ O que a Folha PENSA: época de manifestações e ano de eleição, os principais pontos de vista ]. F d S PAULO quarta 19fev14
    _ www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/152882-o-que-a-folha-pensa.shtml

  2. WAGNEY VITORIO

    Nos dias de hoje vivemos um caos, o qual caminha para uma verdadeira “Guerra Civil”, entre partes decorrentes da população insatisfeita, com a situação generalizada, na qual nossos Governantes a direcionou; e a outra parte, um Governo (Municipal, Estadual e Federal) inoperante, fraudulento, que não esta, ou finge não estar escutando o clamor popular. Está situação esta ficando sem rumo e sem freio, nas Capitais do nosso País; as manifestações populares tomam proporções gigantescas, que atingiram fortes correntes para violência, estás direcionadas e financiadas por Políticos mal intencionados e tendenciosos. Mas por outro lado o povo Brasileiro se manifesta de forma errônea, trabalhando com o Coração………sem saber ou muito mais mau informado, de que sua FORÇA encontra-se no seu VOTO…..uma arma velada e eficaz, se usada com muita RAZÂO….deixando de vender-se por migalhas oferecidas……cessando de dar poder a CORONÉIS, que por décadas fazem o que querem com nosso País………ACORDA POVO BRASILEIRO…..
    ………….QUANDO O POVO BRASILEIRO ACORDAR, A MAIORIA DOS POLÍTICOS BRASILEIROS DEIXARAM DE DORMIR………….

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s