Jorge Marques de Melo deixará saudades!

jorge

Esse meu natal não é de muita alegria, perdi uma grande pessoa em minha vida. Jorge Marques de Melo, foi meu padrasto, um grande pai, carinhoso e atento sempre a tudo que acontecia ao seu redor.

Santanense da gema, Jorge era de família tradicional em Santana do Ipanema, seus pais Leuzinger Alves de Melo e de Iveta Wanderley Marques, sempre foram muito queridos na cidade.

Ele nunca foi muito de seguir o que os outros falavam, com personalidade forte, seguiu o caminho que queria, mesmo que posteriormente esse caminho não lhe trouxesse grandes bens e posses. Nunca reclamava, o que me fazia ter a certeza da sua felicidade com a vida simples que viveu. Jorge era um homem simples e de coração nobre.

Numa, das muitas conversas que tivemos, ele me falava que cometeu alguns erros na vida – quem nunca cometeu? – com seus filhos e irmãos, mas que estava muito feliz com o sucesso que todos tinham conseguido na vida.

Contava com muito orgulho e carinho o caminho traçado pelo irmão famoso, José Marques de Melo, e como ele o admirava e respeitava. Dizia sempre: Estude, Marques! Veja meu irmão onde chegou. Ele até já ensinou nos EUA e ganhou o “Oscar” do jornalismo.

Quando saí do seminário, Jorge apoiou a minha recente ideia de ir estudar na capital, dizia que para crescer na vida tinha que começar meus passos em Maceió. Assim o fiz, com muita dificuldade vim vencer na capital. Minha mãe, na época, disse muitas vezes o quanto ele ficava preocupado comigo. Sempre perguntava a ela se já havia depositado os 50,00R$ pra me ajudar no dia a dia. – Ô Regia, já depositou o dinheiro do Marquinhos?

Com a saúde já debilitada, devido a um incidente, Jorge vinha sofrendo com fortes dores, o que lhe deixava por uma boa parte do tempo sobre uma cama. Gostava de ficar sentado em frente ao nosso mercadinho, que achava a maior graça, quando mãinha chamava de “o GBarbosa de Santana”.

Jorge, faleceu dia 23 de dezembro de 2013 e foi sepultado no cemitério Santa Sofia, no dia 24 de dezembro. Deixou filhos, enteados, netos, irmãos, sobrinhos, amigos, sogra e esposa.

Nessas alturas, já deve ter feitos muitos amigos lá em cima com as suas muitas histórias que adorava contar por aqui!

Vá em paz, Jorge. Chegou a hora do descanso que tanto queria.

Saudades!

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

2 Comentários

Arquivado em Textos

2 Respostas para “Jorge Marques de Melo deixará saudades!

  1. Fernanda

    Que incrível! O nome dele ” Jorge Marques de Melo” e a data de sua ida 23/12 me marcam muito na minha vida, muito mesmo.

    Que descanse em paz!

  2. João

    Bem informado das coisas do MUNDO, Jorge arriscou-se primeiro a SUL indo trabalhar em São Paulo capital, transportando passageiros em deslocamentos urbanos. Em seguida guiava pelas estradas do próspero estado da região sudeste fonte de boas lembranças juvenis.ADIANTE apruma o rumo SUDESTE fixando-se alguns anos no Espírito Santo e depois se muda para o NORTE entre Maranhão e Pará. Então volta ao Nordeste de Todos os Santos, à BAHIA. Já acertando o retorno a Santana, à Rua Professor ENÉAS urbanizada tendo adiante a Rua da PRAIA do ‘Panema e arriba a Praça da MATRIZ.
    O fascínio de JORGE pelas máquinas de duas e quatro rodas tem raízes na OFICINA mecânica de Seu LEUZINGER nos fundos do Hotel AVENIDA então \’ponta de rua\’ em Santana nos anos 1950 e 60 capaz de abrigar BOA parte das OFICINAS onde Jorge desde cedo DEMONSTROU raro talento no manuseio de aparatos que usam e tranformam ENERGIAS, criam e conservam, controlam e mantém MOVIMENTOS trocando CALOR em radiadores, em refrigeradores querendo frios.
    Nos últimos anos conversamos algumas tantas vezes por horas e horas sem pressa. A memória generosa de Jorge revelando a importância de situar-se em harmonia com o mundo ao redor no espaço e no tempo. Conversas em torno de afetos jorrando de modo pleno as coisas da VIDA. A vida de Jorge com Dona Régia, na casa onde de vez em quando encontrei Marques. Bons MOMENTOS!
    _ http://www.maltanet.com.br/noticias/noticia.php?id=10875

Comente!

