Você sabe o que é Captcha?

Captcha CM

O nome não é lá muito familiar, até porque Captcha é a sigla de Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart, que numa tradução livre significa: teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos. Você ainda não sabe do que estou falando?

Lembra quando você vai baixar alguma coisa na internet ou quando vai publicar algum comentário em algum site, que aparecem algumas letrinhas para serem digitadas, como forma de lhe identificar como uma pessoa de verdade? O nome dessas letrinhas, que muitas vezes consideramos inúteis, é Captcha e tem a finalidade de auxiliar para evitar spams ou mensagens enviadas por computadores ou robôs, identificando os seres humanos e impossibilitando o acesso das máquinas.

recaptcha_abre

Então, um dos inventores desse mecanismo, Luis von Ahn, quis dar mais uma finalidade, além de evitar o envio desembestado de spams, agora a ideia é fazer com que o Captcha sirva para a digitalização de livros. O site Youpix explica como funciona: há um processo automático que digitaliza as obras para um formato digital, mas o sistema do computador tem dificuldades em ler algumas palavras de livros mais antigos. Então, essas palavras que o sistema não compreende são jogadas no Captcha, nós as reconhecemos e ajudamos o mundo a ter mais livros digitais.

O nome desse projeto é o ReCaptcha, que você pode ficar ainda mais por dentro clicando aqui. Não deixe de conhecer, pois você pode perder a oportunidade de fortalecer o acesso a informação e o conhecimento no universo digital.

Siga-me no Twitter: @Marques_JM

1 comentário

Arquivado em Curiosidades

Uma resposta para “Você sabe o que é Captcha?

  1. João

    ‘tá c’o RAIO da Silibrina, MARQUES! … quase um TRUPIZUPE!

    O Raio da SILIBRINA vem da então considerada “forte” LUZ do farol blindado “SEALED BEAM”,
    e “TRUPIZUPE” é um dos DIABOS chamados por LUCIFER n’A CHEGADA de Lampião no INFERNO,
    diz o folheto CORDEL d J Pacheco, _ http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/JosePacheco/josePacheco_biografia.html
    * E depois chegou CAMBOTA/ endireitando o boné/ FORMIGUEIRO e TRUPIZUPE/ e o creolo QUELÉ/ chegou BANZEIRO e PACAIA/ RABISCA e Cordão de SAIA/ e foram chamar BAZÉ.
    * Veio uma diaba MOÇA/ com a calçola de MEIA/ puxou a vara de cerca/ dizendo: a coisa está FEIA/ hoje o negócio se DANA/ e disse: êita BAIANA/ agora a RIPA vadeia.

    … “SEALED BEAM” significa mais ou menos “FACHO selado”, ou “FILAMENTO blindado”, queimado trocava-se o caro FAROL inteiro, as lâmpadas ‘de FAROL’ antigas custavam bem menos em Seu João de Aquino, depois Rubens NOYA e João ALANO.
    … à NOITE, um CARRO c’este tipo de farol ao longe nas estradas do inteiror, o FACHO de luz era AVISTADO a quilômetros de DISTÂNCIA, os matutos diziam: … “Eita, olha só o Rai do Silibim!”
    E aí FICOU. _ http://mundofantasmo.blogspot.com.br/2008/12/0701-o-raio-da-silibrina-1762005.html

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s