Um portal transparente…

transparencia-publica… Que ninguém vê!

Lendo, como de costume, o blog do Vilar, aqui no Cada Minuto, vi mais uma vez questionado o tão esperado, pela sociedade atenta e participativa, Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Maceió.

O projeto foi de autoria do vereador Galba Novaes, não confundam esse é o pai, sendo aprovado ainda em 2010 e de lá pra cá… Quem viu?! Nos últimos suspiros de 2012, alguns mortais chegaram a ver documentos em PDF disponibilizados no Portal, porém, o mesmo trem que levou embora o ano, levou junto os arquivos.

Uma nova legislatura começou e com ela outra expectativa foi gerada em torno do Portal da Transparência. O vereador Chico Filho, atual presidente da Câmara, garantiu que o novo site irá ao ar em breve.Isso mesmo, um NOVO Portal.

A pergunta é a seguinte: O que aconteceu com o antigo site? Não poderia ser remodelado a partir da base já existente? O antigo site foi de graça ou custou alguma coisa? Quanto custará o novo site da Câmara de Vereadores de Maceió?

São perguntas que o maceioense tem o direito de saber, pois o dinheiro usado para construção ou reformulação do novo e antigo site é público.

O Portal da Transparência tem um papel fundamental, pois apresenta informações das contas, receitas e despesas da administração pública, para todo cidadão que queira saber como o seu dinheiro está sendo aplicado.

Os agentes públicos precisam ter a consciência que o dinheiro público não é para ser gastado com irresponsabilidade, e sim, administrado com probidade e publicidade.

O cidadão agora pode acompanhar os valores pagos em diárias, alugueis de imóveis, compra de materiais e muitos outros gastos típicos da realidade da Câmara de Vereadores.

Acompanhemos atentos aos próximos passos dos nossos vereadores, para termos a certeza se estão caminhando rumo a transparência ou rumo a escuridão macabra da malandragem política.

@Marques_JM

Atualizando:

Câmara coloca novo Portal da Transparência no ar, mas ainda fará ajustes 

Blog do Vilar – 16/05/2013 às 16h12min

A Câmara Municipal de Maceió colocou – no dia de hoje, 16 – o seu novo Portal da Transparência no ar. O endereço ainda é o mesmo www.camarademaceio.al.gov.br; não apenas o espaço destinado à transparência, bem como todo o site é novo.

Aliás, uma nova empresa foi contratada para a empreitada. Na gestão do ex-presidente e ex-vereador Galba Novaes (PRB), foi colocado no ar um Portal da Transparência, por meio de outra empresa, mas ficou impossível de se ter acesso aos dados.

Por motivos ainda não detalhados, todo o trabalho desenvolvido no passado foi deixado de lado. A atual gestão começou do zero! Indaguei aqui quanto custou o site antigo e por qual razão não pode ser aproveitado. Seria interessante também saber o valor do novo portal.

Mas, enfim…questionamentos necessários deixados de lado, o novo site veio ao ar com alguns ajustes ainda a serem feitos, como é avisado no próprio endereço eletrônico. Ao acessar o Portal da Transparência, há três espaços de buscas: a folha pessoal, os balancetes contábeis e as licitações e contratos.

Há ainda dados incompletos ou ausentes. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Maceió, os dados estarão todos disponibilizados na próxima semana. É só uma questão técnica de migração de dados. Existe ainda o trabalho voltado para que as sessões sejam transmitidas ao vivo pelo portal.

O site foi ar – conforme assessoria – em uma fase ainda de ajustes. Faço um questionamento (ressalva!) em relação às ferramentas de busca do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Maceió.  É o seguinte: Quanto à folha pessoal, a ferramenta de busca só possibilita você chegar à informação se você precisar o nome e  vínculo do empregado, o ano e o mês.

Ora, seria interessante ter acesso a folha completa, como quando o presidente Chico Filho a publicou em Diário Oficial. As ferramentas de buscas auxiliam, evidentemente. Devem ser mantidas. Mas, limitam. E se eu quiser puxar a relação de todos os comissionados? Não posso! Fico restrito a só verificar a existência daquele que eu já sei que é comissionado. O mesmo serve para o estatutário e para o vereador.

Outro ponto: tenho questionado aqui quanto custou o portal antigo e por qual razão não pode ser aproveitado. Tenho indagado ainda o valor do novo portal desenvolvido pela Plus e como se deu a escolha da empresa. Aguardo o envio do detalhamento das informações por parte da assessoria para aqui publicar, bem como as explicações sobre a mudança.

Sendo assim, resumo da ópera: Portal da Transparência no ar, mas com ajustes a serem feitos. O que é natural. Faz parte da migração de informações de servidor, além de outras questões técnicas. Esperar que seja resolvido o mais breve possível. Em todo caso, todos os balancetes contábeis já estão lá. É só o cidadão ir conferir com o que os nossos nobres edis andam gastando ou já gastaram.
Estou no twitter: @lulavilar

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Alagoas, Textos

2 Respostas para “Um portal transparente…

  1. João

    Em 1872, 50 anos após a INDEPENDÊNCIA, alguém se daria ao trabalho de falar MAL das coroas e dos coroas portugueses?! … viraram PIADA … rsRs
    Em 1939, 50 anos após a Proclamação da REPÚBLICA, dizimada a oposição d’A CONSELHEIRO e Pe Cícero prometendo a SALVAÇÃO, Lampião e um outro ‘pés do CÃO’ promovendo a ESCULHAMBAÇÃO, alguém ainda malhava o IMPÉRIO com cheiro de môfo? … tornou-se RELÍQUIA a espanar e preservar … Kkkkk
    Ano que vem 2014, 50 anos após o mal-AJAMBRADO golpe vulgo Marolinha 1964-85 – êita coisa MAL feita! … – APENAS então HOJE antigos OPOSITORES da ditadura dita-BRANDA disputarão a ELEIÇÃO Presidencial. Pois!
    Os candidatos mais BADALADOS até agora COMBATERAM, com maior ou menor INTENSIDADE, o regime instaurado com a derrubada do GOVERNO CONSTITUCIONAL do Pres João Goulart\ JANGO:
    001) DILMA (PT): Org Rev Marx Pol Operária (Polop), Com dLib Nac (Colina, armado), Vang Armada Rev–P(VAR-Palmares) e PDT. PRESA política e torturada.
    002) LULA (PT) – líder metalúrgico a partir das greves operárias do ABC, no final da década de 1970. PRESO, fundou o PT.
    003) MARINA (REDE Sus) – militou no Part Rev Comunista (PRC, mesmo d JGenoíno e TGenro) e no PT.

    004) AÉCIO (PSDB) – FIEL acompanhante do AVÔ oposicionista, TANCREDO. Dia desses disse da ditadura “Revolução”, qual veteranos PRÓ governos militares, DES_disse voltou atrás.
    005) E CAMPOS (PSB) – neto de M Arraes gov d PE cassado p golpe 1964, PRESO e exilado. Combateu a ditadura ao lado do AVÔ, de volta ao BRASIL c a anistia de 1979.
    006) J SERRA (PSDB ou MD) – ex-gov d S Paulo opção pouco provável a AÉCIO pode trocar PSDB p MD d antigo comunista R Freire. Na deposição de JANGO, SERRA a Un Nac ds Estud UNE e integrava a org d’esquerda Ação Popular. EXILADO voltou ao BRASIL em 1977 incorporado à oposição, PMDB útero do PSDB c semen artificial paulista.

    007) LUCIANA G (PSOL) – ex-dep fede começou adolescente na Conv Socialista trotsquista do PT mais semente sem camisinha, de repente e imprevisivelMENTE, embrião do PSTU.
    008) C ALENCAR (PSOL) – professor d HISTÓRIA Ens FUND e MÉDIO, membro das redes CATÒLICAS d esquerda, opositor ativo da ditadura militante d mov d’ass d MORDORES até ingressar no PT. Existiria oposição PASSIVA?
    009) J MARIA (PSTU) – outro velho opositor no páreo. Metalúrgico e sindicalista no ABC PRESO c Lula na virada 1970/ 80, dirigente d Conv Soc muitos anos PT mais tarde parindo o PSTU.

    p MÁRIO Magalhães QUARTA 15mai2013 às 10h48
    _ http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2013/05/15/nos-50-anos-do-golpe-so-antigos-opositores-da-ditadura-vao-disputar-eleicao-presidencial/

  2. Kayo Albuquerque

    Portal da Transparência em Alagoas é algo inexistente. Não adianta cobrar pois nada será solucionado, eles não vão perder a boquinha. Pelo menos é minha opinião!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s