Livro O Marinheirinho do Pontal, será lançado no domingo

mural_20130425105201

por Taynara Pretto – Agência Alagoas

Foi na época em que era universitária que Maryana Damasceno teve uma grande aproximação com o bairro do Pontal da Barra. Convivendo diariamente com os moradores da comunidade a, agora jornalista, ficou encantada com a riqueza cultural do local e viu no edital da Coleção Coco de Roda a possibilidade de unir a paixão pela escrita, o interesse pelo público infantil e a vontade de divulgar uma tradição pouco conhecida: o Fandango do Pontal.

Escrito de forma rimada, revelando o gosto da autora pela literatura de cordel, “O Marinheirinho do Pontal” conta a história de Larissa, uma menina que adora passar as férias na casa de sua avó Lêu, que mora no Pontal da Barra. Feliz com a visita da neta, dona Lêu prepara diversas comidas deliciosas. Enquanto a menina, da janela da casa, admira as ruas cheias de enfeites de natal. De repente, no meio da rua iluminada, passa correndo um menino vestido de marinheiro.

Muito curiosa, Larissa decide investigar o motivo de o menino estar usando aquela roupa e, no dia seguinte, sai pelas ruas do bairro à procura do marinheirinho. Quando o encontra, a menina descobre que ele se chama Matheus e está vestido daquela maneira para dançar o Fandango e homenagear os corajosos marinheiros que navegam pelo mar.

A história do marinheirinho é a estreia de Maryana como autora. Até então, seu contato com o mundo da literatura infantil tinha se dado apenas por meio do trabalho de contadora de histórias, há alguns anos. “A oportunidade de apresentar a cultura alagoana para as crianças através dos livros é prazeroso e realizador, pois esses novos leitores serão os multiplicadores dessa cultura, que é a nossa raiz”, diz Maryana.

O ilustrador responsável pela obra foi Thiago Oliveira que, segundo a autora, superou todas as expectativas. “As ilustrações têm o poder de fazer a criança embarcar ainda mais na história, com cores e formas que dão vida a todos os detalhes”, conclui.

A obra é um dos cinco novos títulos da coleção de livros infantis da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, e será lançado no próximo domingo (28), às 10h, na rua fechada da Ponta Verde.

Maryana Damasceno
Nasceu em Santana do Ipanema (AL). Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas e trabalha atualmente como assessora de comunicação. Começou a escrever literatura de cordel para trabalhos acadêmicos e foi se apaixonando pelo gênero. Trabalhou durante dois anos no setor de Relações Institucionais da Braskem, onde teve uma grande aproximação com a comunidade do Pontal da Barra e sua cultura, que veio a inspirar sua história. Atuou com redação criativa escrevendo para a loja Freaks, e também já fez trabalhos como contadora de histórias e recreação para o público infantil. O marinheirinho do Pontal é seu primeiro livro.

@Marques_JM

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Cultura e Lazer

2 Respostas para “Livro O Marinheirinho do Pontal, será lançado no domingo

  1. João

    parabéns a MARYANA! … bom D +, bom danado! … FANDANGO parece FORRÓ c’a SANFONA suspirand’uns “AIS”, coisa de gaúcho!/ … abç,/ João
    [ FANDANGO ], _ http://pt.wikipedia.org/wiki/Fandango
    DANÇA em pares conhecida em ESPANHA e PORTUGAL desde o período BARROCO caracterizada por movimentos VIVOS e agitados, com certo ar de exibicionismo, em RÍTMO de 3/4, muito frequentemente acompanhada de SAPATEADO ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (LÁ menor, SOL maior, FÁ maior, MI menor).
    Nu BRASIL há dois GRUPOS de folguedos populares:
    001) Auto MARÍTIMO do ciclo natalino n’alguns estados NORDESTINOS.
    002) Baile SULISTA encontrado no R G do SUL, Sta Catarina, Paraná e S Paulo

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s