Nota máxima pro ENEM?

enem02

O método de correção da redação do ENEM está sendo questionado depois que candidatos obtiveram a nota máxima, mesmo cometendo erros evidentes, como por exemplo, “trousse” e “enchergar”. A concordância verbal, pontuação e acentuação, também foram violadas.

Num texto é proibido errar? Não, evidente. Agora pontuar o candidato que fere grotescamente a ortografia com a nota máxima, é no mínimo incoerente com o seu manual que diz que nos casos de erros mais graves a possibilidade de pontuação máxima será descartada.

A argumentação é que mesmo contendo erros no texto, o candidato poderá apresentar uma rica argumentação e um grandioso domínio sobre a língua portuguesa.

Deixem-me, para relaxar o texto, apresentar uma receita de ovo frito: primeiramente, coloque numa frigideira um pouquinho de óleo e deixe esquentando em fogo baixo. Depois pegue o ovo na geladeira, quebre a casca e coloque a clara e a gema dentro da panela que já está quente. Depois de alguns minutos e algumas viradas é só saborear o seu ovo frito! (Não entendeu? Clique aqui!)

Pronto, depois de relaxar o texto, voltemos ao já fritado ENEM. A crítica sobre o método de correção tem que ser feita e o melhor caminho seguido. Mesmo não concordando com o que está posto e a forma que é conduzida, aguardarei ansioso pelo desdobrar dessa história.

No final espero que a EDUCAÇÃO seja a grande merecedora da nota máxima!

@Marques_JM

1 comentário

Arquivado em Geral

Uma resposta para “Nota máxima pro ENEM?

  1. João

    Caríssimo MARQUES,
    um dúvida assaz ATROZ, diria o sertanejo – no BOM sentido – Fernando ‘CSL’ aluno EMÉRITO do Gin SANTANA, marinheiro de tantas viagens ECLÉTICAS aos sons dos bandolins dos sobrinho do Pe BULHÕES: Ângelo e Crisóstomo em SANTANA do Ipanema – AL, a 200 km da capital LITORAL.
    A DUVIDA: teria sido da redação um AUTOR ou UMA autora?
    Sabemos que nem ELE nem ELA seriam aprovados no Concurso da MARINHA no CAIS do PORTO do JARAGUÁ onde santanenses brilhavam instruídos na Língua MÁTRIA pela Profa SALETE e na MATEMÁTICA pelo Prof SÍLVIO, Bulhões e Bulhões.
    Sem MARINHA nem cheia no Poço do JUÁ das CACIMBAS do Rio IPANEMA, onde navegar?
    ELA seria devota do SANTO do EQUINÓCIO de OUTONO 20 de março a cada ano, São JOSÉ bom pai e bom marido!
    ELE seria fã do SANTO de INVERNO estação chuvosa no NORDESTE, Sto ANTONIO 13 de junho namoradeiro e casamenteiro!!
    Continuo na DÚVIDA: mesmo após o SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO neste país TROPICAL abençoado por DEUS e avaliado pelo ENEM.
    E com saudades do TONEL do Tênis Club SANTANENSE, uma das PENEIRAS nos exaustivos TESTES de São JOSÉ, Sto ANTONIO nem liga tanto pra essas coisas costuma dizer João NETO Destrambelhado lá em Santana, alembra?
    Forte abraço,/ João
    [ MIOJO ], Forró do Muído _ http://letras.mus.br/forro-do-muido/1838051/
    # Ei, quer CASAR comigo?/ Eu sei fazer MIOJO e OVO mexido/ Ei, quer CASAR comigo?/ Sou a MINA certa pra ficar contigo … _ # _ [refrão]
    ## Por você eu paro de BEBER/ Paro de falar com as minhas AMIGAS _ ## – [refrinho]
    * Meu FACEBOOK eu já excluí/ Nem adianta já tô decidida
    _ ## – [refrinho]
    * O meu ORKUT eu já excluí/ Nem adianta já tô decidida
    * Se você quiser eu troco o CHIP do meu celular/ Vou bloquear/ Praia e SHOPPING no fim de semana nem pensar/ Vou DISPENSAR
    _ # _ [refrão] _ _ _ ( 2 Xs )

Comente!

