Thomas Paine

Thomas Paine by Matthew Pratt

“Quando os direitos dos homens são iguais, todos percebem que proteger os direitos do outro é a melhor proteção para si mesmos.” Thomas Paine*

“O sol jamais brilhou sobre uma causa com maior importância.”

“Um firme contrato e justas contas fazem bons amigos.”

“A intimidade que se adquire na infância e a amizade que se forma no infortúnio são, dentre todas, as mais duradouras e inalteráveis.”

“Quanto mais os homens têm a perder, menos querem se arriscar.”

“A juventude, tanto nas nações como nos indivíduos, é a época de semeadura dos bons hábitos.”

“Um governo nosso é nosso direito natural.”

“Assim como nos governos absolutos o rei é a lei, nos países livres a lei deve ser o rei.”

“Quem quer garantir a própria liberdade, deve preservar da opressão até o inimigo; pois, se fugir a esse dever, estará a estabelecer um precedente que até a ele próprio há-de atingir.”

“O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável.”

*Thomas Paine foi um político inglês, um dos Pais Fundadores dos EUA, escritor, intelectual e defensor da democracia. Nasceu em 29 de janeiro de 1737 e faleceu em 8 de junho de 1809, na cidade de New York.

Eu não conheço nenhum outro homem no mundo que tenha exercido maior influência nas relações políticas nos últimos trinta anos do que Tom Paine.John Adams, segundo presidente dos Estados Unidos – 1797 a 1801.

@Marques_JM

2 Comentários

Arquivado em Geral

2 Respostas para “Thomas Paine

  1. João

    Caríssimo MARQUES,
    AMIGO é pra essas coisas … Forte abraço,/ João

    [ AMIGO é pra essas COISAS ], Chico Buarque _ http://letras.mus.br/chico-buarque/522046/
    – Salve!/ # – Como é que vai?/ – Amigo, há quanto tempo!/ # Um ano ou mais…
    – Posso sentar um pouco?/ # Faça o favor/ – A vida é um dilema/ # Nem sempre vale a pena…
    – Ah! …/ # O que é que há?/ – Rosa acabou comigo/ # Meu Deus, por quê?
    – Nem Deus sabe o motivo/ # Deus é bom/ – Mas não foi bom pra mim/ # Todo amor um dia chega ao fim
    – Triste/ # É sempre assim/ – Eu desejava um trago/ # Garçom, mais dois
    – Não sei quando eu lhe pago/ # Se vê depois/ – Estou desempregado/ # Você está mais velho
    – É/ # Vida ruim/ – Você está bem disposto/ # Também sofri
    – Mas não se vê no rosto/ # Pode ser …/ – Você foi mais feliz/ # Dei mais sorte com a Beatriz
    – Pois é/ # Vivo bem/ – Pra frente é que se anda/ # Você se lembra dela?
    – Não/ # Lhe apresentei/ – Minha memória é fogo!/ # E o l’argent?
    – Defendo algum no jogo/ # E amanhã?/ – Que bom se eu morresse!/ # Prá quê, rapaz?
    – Talvez Rosa sofresse/ # Vá atrás!/ – Na morte a gente esquece/ # Mas no amor a gente fica em paz
    – Adeus/ # Toma mais um/ – Já amolei bastante/ # De jeito algum!
    – Muito obrigado, amigo/ # Não tem de quê/ – Por você ter me ouvido/ # Amigo é prá essas coisas
    – Tá …/ # Tome um cabral/ – Sua amizade basta/ # Pode faltar
    – O apreço não tem preço, eu vivo ao Deus dará

  2. Interessante o apanhado de frases sobre Thomas Paine, José Marques.

Comente!

