Juventude na política

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam” – Platão

Dia após dia vemos a participação do jovem na política se tornar cada vez mais ativa em todo país, seja por meio das redes sociais, dos partidos políticos, dos grupos de estudos e ou de muitos outros meios de construção e maturação da democracia.

O jovem sempre teve um papel muito importante na história política brasileira, em suas diversas fases, e contribuiu para a efetivação das principais mudanças e conquistas do nosso país. Um dos períodos mais marcantes foi o obscuro mundo da ditadura, que acabou com a democracia e com as vidas de muitos jovens que lideravam a luta por uma sociedade mais justa e democrática.

Ser jovem na política é ter pensamentos e atitudes inovadoras e ousadas, ir contra a maré de corrupção que devasta todo o setor público e faz com que o Brasil não se desenvolva como deveria e se espera.

Hoje, somos a cara do país e por isso precisamos ter consciência da nossa responsabilidade enquanto cidadãos. O Brasil depende de nós; o destino de crianças, homens e mulheres está em nossas mãos.

Temos que nos colocar atentos ao que acontece na política de nossa cidade, do estado em que vivemos e do nosso país. Precisamos ser mais ativos e continuamente colaborar com a construção da nossa sociedade, bem como com a preservação dos valores mais dignos do ser humano.

Com ousadia e coragem alcançaremos patamares importantes na política administrativa e ocuparemos espaços diretos na construção de uma cidade/estado mais sustentável e jovem. Essa participação mais ativa na política trará novas ideias e apresentará caminhos a serem percorridos, promovendo uma oxigenação nos quadros.

Não podemos, enquanto jovens, ser omissos e coniventes com aquilo que tomamos conhecimento e não concordamos. Temos que acreditar na força da nossa união como meio de transformação constante da realidade.

Estamos num ano eleitoral e precisamos exercer nossa cidadania com consciência e determinação, uma vez que a participação do jovem nesses momentos importantes para o fortalecimento da democracia deixa a política mais plural, consequentemente, menos individualista.

Entender que a política está presente em nossa vida em todos os momentos torna o jovem – assim como qualquer outro cidadão – mais responsável pela sociedade em que vive. Devemos aumentar a nossa participação nos debates e construções políticas.

@Marques_JM

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alagoas, Textos

Uma resposta para “Juventude na política

  1. João

    Caríssimo MARQUES,
    os eleitores SANTANENSEs jovens e os maduros também ao que me parece seriam os mais exigentes de ALAGOAS e os mais experientes do SERTÃO a 210 km da capital em S do Ipanema-AL. Sábios, prometem VOTOS pra todos e todas sem magoar ninguém durante os poucos meses de CAMPANHA retórica e eufórica. Ritual que descamba em NAUFRÁGIO meteórico na segunda-feira que costuma suceder o Dia do SUFRÁGIO sempre aos DOMINGOS, ocorrendo o naufrágio deste ano em 07out12 com 04 das 05 candidaturas a prefeito/ VICE de Santana e 107 das 116 a vereador(A) afogadas.

    Antes, vimos SANTANA de parabéns com as 05 PROPOSTAS pra quadra 2013-16 com 03 PLANOS DE GOVERNO com detalhes perceptíveis aos olhos de quem vive na cidade e outras 02 belas CARTAS pouco mais que bilhetes em rápidas pinceladas panorâmicas desde a beira mar pós-TRAPICHE rumo P Verde e Jatiúca Paris POEIRA, LINDAS!

    A PROPOSTA mais detalhada com quase 10 páginas ficou em 3o lugar na votação de Prefeito/ VICE: 22 % dos votos. As propostas com clasificações ÍMPAR tem 03 páginas cada: 1o e 5o lugares receberam 39 % e 2% dos 22.303 votos respectivamente. E embora ACUMULEM 63 % dos votos majoritários, os clasificados ímpares conquistaram somente 41 % por cento da votação proporcional pra Câmara de Vereadores.

    As propostas em classificação PAR são enxutas PANORÂMICAS longíquas: meia página cada. Estas enxutas levaram BANHOs: 29 % e 8 % dos votos. Mas ostentam 59 % dos votos para vereador(A) sinalizando a votação estadual e federal em 2014 ao que parece à distância nas PRAIAs da ORLA em Maceió.

    A conferir, a conferir, a conferir … Forte abraço,/ João

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s