Consciência Negra

Estamos vivendo o Dia da Consciência Negra data que nos convida para uma reflexão profunda sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e como estamos lidando com esse tema. Celebramos hoje, também, o dia da morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, localizado em União dos Palmares, Alagoas.

“O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).”

Quero um país onde os iguais sejam iguais, independente de cor, credo, sexualidade, partido político, condições financeiras e outras particularidades humanas. Sei que eternamente teremos problemas, erros e falhas, pois ao contrário que muitos pregam, somos da raça humana. SOMOS HUMANOS.

Um país com um mínimo de respeito ao próximo, sabendo que ele é igual a mim, enquanto ser… Diferente, somos, enquanto pessoas. Iguais, pois como diz um velho ditado sertanejo, “no fim vamos para o mesmo buraco!”

A mudança para a real transformação do mundo começa em casa, a partir de nós mesmos! Educando nossos filhos, nos policiando em nossos atos e gestos.

I Have a Dream – Eu Tenho Um Sonho

“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!” Martin Luther King Jr.

Agora, mude os nomes das cidades e estados ditos e coloque aqueles da sua realidade e veja que é mais que um discurso regionalista estadunidense, e sim, um discurso mundial!

@Marques_JM

Divulgação: Promoção Café Santa Clara “É você quem faz” – #BlogdoMarques – Participe e concorra uma Toyota Hilux, Ipad e um Iphone! – BM

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alagoas, Geral

Uma resposta para “Consciência Negra

  1. João

    Em 1923 o futebol chegava a SANTANA do IPANEMA – AL,
    nas cores do ISpCb depois IAC – IPANEMA NOVENÁrio em 2013 !

    [ … & o VASCO campeão carioca 1923 jogava com NEGROS e MULATOS ]
    _ http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/spt–consci%C3%AAncia-negra–a-iser%C3%A7%C3%A3o-do-negro-no-futebol-brasileiro-143330079.html
    … O futebol chegou ao BRASIL com status de esporte de ELITE.
    Na INGLATERRA era jogado por operários de fábricas, chegou aqui por meio de estudantes de famílias ricas retornados com bolas e chuteiras na bagagem: Charles Miller e Oscar Cox, p ex.
    … um MULATO filho de alemão com brasileira negra, Arthur Friedenreich mulato d’olhos verdes fez o gol do 1o título da Seleção Brasileira: o Sul-Americano de 1919.
    [ Profissionalismo ]
    O FLUMINENSE obrigado a contar com jogadores de todos os tons de pele e para separar sócios de jogadores entrou na briga pela profissionalização do futebol no início da década de 1930. Um grande passo para a redução do racismo na modalidade propiciando o reconhecimento de Leônidas da Silva, o Diamante Negro, na Copa de 1938 na França.
    Em 1921, Epitácio Pessoa sugeriu que fosse projetada no exterior … “uma imagem composta pelo melhor da sociedade brasileira”.

    [ Saber VER sem pensar ], DOMINGO 18nov12
    Tostão _ www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/78666-saber-ver-sem-pensar.shtml
    … “O essencial é saber ver, sem estar a pensar…” (Fernando Pessoa).
    Dizem que contratar treinadores estrangeiros tem sido ótimo para as equipes olímpicas brasileiras.
    … os “professores” se reúnem, trocam elogios e ficam ainda mais prepotentes. Tudo com aplausos de parte da imprensa.
    Quase todos os técnicos estrangeiros gostariam de trabalhar no Brasil,/ … é essencial, para ser um ótimo treinador, ser bom observador de detalhes subjetivos e objetivos. Isso não se aprende na faculdade. Pensamos muito e enxergamos pouco.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s