Respeito aos idosos!

Hoje, quando fui para no centro, vi algo interessante. Ao entrar no ônibus, lotado para não perder o costume, no espaço de assentos para idosos, haviam jovens, alguns idosos em pé e outros sentados. No meio do caminho uma senhora simpática começa a reclamar de duas mocinhas que estavam bem acomodadas nos assentos destinados a ela. As mocinhas quietas estavam, e quietas ficaram até descerem nos seus respectivos pontos.

Entre tantos exemplos de desrespeito para com os idosos, nos vemos numa sociedade que não valoriza, pelo menos na prática eficaz, os cabelos brancos de muitos sábios que enriquecem nosso dia a dia com suas experiências.

É uma realidade no país e em nosso estado: idosos são agredidos, abandonados, desrespeitados, ignorados e desvalorizados por pessoas que esquecem que a juventude é maravilhosa, porém passageira. Não digo que todos os jovens estão incluídos nessa categoria de desumanos, alerto para aqueles que insistem em ver nos idosos, pessoas descartáveis e inúteis!

É dever do Estado e da sociedade assegurar a dignidade e a valorização dos idosos, promovendo em todos os aspectos, seu lado humano e até espiritual. Um trabalho educativo mais efetivo com as famílias e as comunidades podem reforçar ainda mais os projetos existentes.

A velhice é bela e carrega em seus cabelos brancos a força e sabedoria de muitas experiências vividas.

Segundo o Estatuto do Idoso:

Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade: Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

§ 1.º Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

@Marques_JM

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Textos

Uma resposta para “Respeito aos idosos!

  1. Esse tipo de situação é tão corriqueiro que até o sentimento de indignação parece comum. Parece mesmo que ninguém é empático, sequer, à idéia de que poderia ser um de seus avós na situação. E aí, como seria?
    Outro detalhe importante de ser ressaltado é que a maioria dos idosos também não reivindicam seus direitos, essa situação, especificamente, não se repete, por incrível que pareça. Já fui de fazer escândalo dentro de coletivos em nome de alguns mais velhos pq isso me incomoda particularmente, mas, em geral, os nossos idosos se resignam e acham errado pedir pra que um jovem se levante e dê lugar…

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s