O mistério da morte

“Fora da Cruz não existe outra escada por onde subir ao céu”. S. Rosa de Lima

O sentimento da perda é muito grande quando alguém próximo, familiar ou amigo morre. Todos, sentimos a ausência do amor materializado em alguém. O que permanece é o amor que guardamos em nossos corações.

“É diante da morte que o enigma da condição humana atinge seu ponto mais alto”.

A morte é ponto de partida para uma nova etapa de nossa existência, ultrapassando o sentido de materialidade, onde começaremos a vida junto a Santíssima Trindade e toda igreja, na qual já fazemos parte de seu corpo, cuja cabeça é Cristo.

Jesus morre para executar o projeto divino de salvação. Prova maior do amor benevolente de Deus por nós: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados”.

A nossa fé é sustentada na ressurreição do Cristo, que do mesmo jeito acontecerá com todos nós. A ressurreição é o ato de união de nossa alma ao nosso corpo, depois da morte, pela onipotência de Deus, que restituirá a nossa vida incorruptível.

O sentido da morte para o cristão é a morte em Cristo, onde “a vida é Cristo e morrer é lucro”. Graças ao Cristo Jesus, a morte tem um sentido novo e positivo. A obediência de Jesus transforma a morte numa benção. Pois a morte é o caminho para o encontro pleno com Cristo. Como diria o apóstolo Paulo: “o meu desejo é partir e ir estar com Cristo”.

O nosso conforto é em estar com o Cristo ressuscitado e pelo mistério da sua ressurreição ressuscitar também. Para os que crêem a vida não é tirada e sim transformada!

Nossa sustentação, enquanto vivos, é saber que quem amamos partiu para uma nova vida, a vida eterna, ao lado de todos os santos. Vida em Cristo ressuscitado e vencedor da morte.

Termino com as palavras da Igreja em nossa doce segurança da ressurreição:

“Deixa este mundo, alma cristã, em nome do Pai todo-poderoso que te criou, em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, que sofreu por ti, em nome do Espírito Santo que foi derramado em ti. Toma o teu lugar hoje na paz, e fixa tua morada com Deus na santa Sião, com a Virgem Maria, a Mãe de Deus, com São José, os anjos e todos os santos de Deus. (…) Volta para junto do teu criador que te formou do pó da terra. Que na hora em que a tua alma sair do teu corpo, se apressem a teu encontro Maria, os anjos e todos os santos. (…) Que possas ver o teu Redentor face a face (…).”

Todo meu carinho e amizade ao querido e amado amigo Luís Vilar, que no ápice da saudade, entrega sua mãe querida, nos braços de Nosso Senhor.

@Marques_JM

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Religião, Textos

Uma resposta para “O mistério da morte

  1. Gustavo Rocha

    Meu caro Marques (vulgo “Karl Marx”), KKK. Parabéns pelo texto, com destaque para célebre passagem onde “viver é Cristo e morrer é lucro”, já dizia São Paulo, síntese perfeita de como devemos encarar a vida com esperança verdadeira, a meu sentir. Precisamos de obras como esta para maior aprofundamento e entendimento da fé. Saudações Paulianas e Marianas. Gustavo Rocha

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s