EDITAL FUCA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES – DCE “QUILOMBO DOS PALMARES”

GESTÃO CORRENTEZA QUEM ESPERA NUNCA ALCANÇA

V FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE – FUCA

“ZUMBI É NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CULTURA É DE LUTA”

EDITAL DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

1.                     O FESTIVAL

O Festival Universitário de Cultura e Arte – FUCA é um evento organizado pelo Diretório Central dos Estudantes – DCE – “Quilombo dos Palmares” Gestão CORRENTEZA, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. A partir do nosso tema – ZUMBI É NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CULTURA É DE LUTA –  buscamos valorizar nossa cultura local, agregando as mais diversas formas de manifestação artístico-cultural existentes nos campi da Universidade Federal de Alagoas, afim de que, contribua ativamente com a produção cultural na vida acadêmica, através da iniciativa de resgatar os valores socioculturais e históricos do povo alagoano. Assim, com uma história sempre identificada com a luta dos povos e, particularmente, do povo negro, por isso nos chamamos Quilombo dos Palmares, intentamos, nesse ano do Jubileu do DCE, resgatar o símbolo de luta e de resistência que marca o cenário dos grandes heróis alagoanos e brasileiros: ZUMBI. Essa identidade estudantil de resistência política e cultural configura-se pelo atual momento histórico que vivemos: há cem anos, em dois de fevereiro de 1912, ocorria uma das maiores violências sofridas pelo povo de santo do País. O ‘Quebra de Xangô’, em Maceió/Al, foi liderado por veteranos de guerra e  políticos que invadiram, depredaram e queimaram os principais terreiros de Xangô da cidade, espancando líderes e pais de santo dos cultos Afros. Na época do ‘Quebra’, o movimento que desencadeou a postura intolerante contra a religião de matriz africana na série de matérias intituladas “Bruxaria”, publicada em alguns jornais locais, trazia Tia Marcelina, que foi a fundadora do candomblé em Alagoas e a mais famosa mãe de santo do Estado, taxada como bruxa. A líder negra morreu em defesa do seu terreiro. Portanto buscamos afirmar o FUCA como espaço privilegiado para a discussão e apreciação dos saberes e dos fazeres artístico-culturais e étnico-raciais, incentivando a circulação da produção cultural universitária à medida que, permite ativar a cultura estudantil face ao diálogo com a diversidade das manifestações culturais em atividades artísticas nas áreas de Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Literatura, Filosofia e Cultura Popular. Ocorrerá em teatro, montado dentro do campus, auditórios da UFAL, espaços centrais do campus, Tenda da cultura estudantil e no palco  principal, compondo, assim, uma estrutura chamada de CIDADE DO FUCA, o que possibilitará o fluir dos debates, oficinas e mostras universitárias que será realizado de 28 de maio a 02 de junho de 2012 já oficialmente inserido no calendário acadêmico da UFAL.

2. DISPOSIÇÕES GERAIS

O V Festival Universitário de Cultura e Arte – FUCA acontecerá na Universidade federal de Alagoas – UFAL, em espaços criados exclusivamente para este fim, bem como, a utilização física de outros espaços como auditórios e tenda da cultura estudantil, todos abrigados dentro do campus A. C. Simões, compondo, dessa maneira, a cidade do FUCA, que comportará todas as atividades referentes ao evento.

2.1 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE MÚSICA

Reúne as bandas, grupos de canto, individuais, profissionais e/ou amadores, que desenvolvam trabalhos autorais, selecionados através deste edital, com interesse de participar do evento.

2.2 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE DANÇA

Espaço para exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos que transformam em movimentos com o corpo a beleza das coreografias em todos os gêneros como o ballet, dança de salão, dança afro, dança de rua, folguedos populares e frevo. Também serão selecionados os trabalhos para apresentação, através deste edital, pelo formulário de inscrição disponível em www.dceufal.blogspot.com .

2.3 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE TEATRO

Ação, cuja intenção é a de realizar uma mostra de produção cênica acadêmica. O espaço objetiva incentivar o intercâmbio entre as diferentes companhias de teatro, das quais são compostas por alunos, e toda comunidade universitária, bem como, trabalhos individuais e/ou coletivos desenvolvidos em ONG’s, grupos do interior etc…

2.4 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE CINEMA

O objetivo é um primeiro contato com a produção cinematográfica passando por algumas importantes etapas da produção de um curta metragem, mas, com maior enfoque na parte que diz respeito à edição de vídeo. Passado pelas várias etapas de produção, ao final os alunos que trabalham com cinema, vídeo e afins realizarão um curta metragem sobre o FUCA.

2.5 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE FOTOGRAFIA

Aglomerando os trabalhos profissionais e amadores, dentro de um só espaço, estaremos contribuindo para a criação e produção de novos materiais sobre a vida acadêmica e fora dela, proporcionando oficinas de fotografia que fará com que, novas pessoas que gostam de fotografar também participem e aproveitem a exposição dos trabalhos selecionados por este edital.

2.6 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE ARTES PLÁSTICAS

Estimular a produção das artes plásticas, tais como, a pintura e escultura, na comunidade universitária, através de exposição temática, conforme nos norteia o V FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE.

2.7 MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE CULTURA POPULAR

A criação de novos grupos, seja no campo da pesquisa, seja no campo cultural e que abordam a realidade da “periferia” como o Hip hop, o grafite, além dos folguedos e coletivos afrodescendentes, ganham uma oportunidade para entrelaço das ações com a mostra de cultura popular, que irá valorizar os artistas e combatendo o preconceito e descriminação dos “movimentos de periferia”.

2.8 CAFÉ FILOSÓFICO

O café será o ponto de encontro para a discussão e apreciação dos mais variados temas sobre a filosofia da arte, antropologia cultural, sociologia, em que estudantes e professores terão a oportunidade de exposição das ideias, do ponto de vista analítico, dos aspectos etnográficos de nosso povo alagoano e a formação ideológica de nossa identidade cultural. A participação será concedida via inscrição, cujo formulário encontra-se disponível em: www.dceufal.blogspot.com .

2.9 BOTECO LITERÁRIO

Escritores, poetas e artistas conectados com a temática do V FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE CULTURA E ARTE – FUCA, serão motivados para um bate-papo com toda a comunidade universitária. O Boteco Literário é um local para a livre expressão, onde também serão apresentadas obras literárias feitas por estudantes e professores. Esta área será, também, dedicada à composição de saraus poéticos e oficina de cordel.

2.10 OFICINAS

Atividades em que os inscritos tomarão contato com diversas formas de produção, expressão cultural e científica. As oficinas terão um cunho prioritariamente artístico e serão ministradas por convidados, em consulta aos interesses das áreas afins. As vagas serão limitas conforme a demanda de cada oficina.

2.11 COMUNICAÇÕES ORAIS

Espaço para explanação dos trabalhos, textos e artigos científicos dos estudantes, decorrentes de pesquisa em coerência à temática do evento FUCA.

2.12 DEBATES

Espaço de reflexão em que daremos destaque ao tema proposto pelo V FUCA, a saber: Zumbi é nossa história, nossa cultura é de luta. Os debates contarão com a presença de convidados e acadêmicos, personalidades da sociedade civil, autoridades, artistas e estudantes. As mesas de debates serão anunciadas na programação geral do FUCA lançada em www.dceufal.blogspot.com  a partir do dia 17 de maio de 2012.

3.                    DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições terão início a partir do lançamento deste edital, dia 19 de Abril de 2012 até às 23h :59 min do dia 11 de Maio de 2012.

3.2 As inscrições serão feitas via formulário de inscrição, disponível emwww.dceufal.blogspot.com , devendo ser entregue no balcão do FUCA para credenciamento dia 28 de maio de 2012, conforme a programação do evento.

3.3 Podem inscrever-se para exposição de trabalhos e mostras, grupos, companhias, individuais, profissionais e/ou amadores, que tenham ao menos 1 (um) estudante regularmente matriculado na UFAL, ou nas demais instituições de ensino superior do estado.

3.4 Para as oficinas e debates, podem inscrever-se todas as pessoas interessadas, não necessariamente vinculadas às instituições de ensino superior, mencionadas no tópico 3.3 deste edital, devendo realizar a inscrição no dia do credenciamento, conforme o tópico 3.2 deste edital.

3.5   Devem ser encaminhados ao Diretório Central dos Estudantes – DCE/UFAL, Gestão CORRENTEZA, vídeos, CDs e sinopses, para o endereço fuca-al@hotmail.com até o dia 11/05/12, ou, presencialmente no balcão do FUCA, localizado na Biblioteca Central da UFAL entre os dias 09/05/12 até 11/05/12, que dizem respeito às seguintes mostras:

3.5.1 Demo da música, para a Mostra Universitária de Música

3.5.2 Vídeo da dança, para Mostra Universitária de Dança;

3.5.3 Sinopse dos curta metragens, montagens cênicas, para as Mostras Universitárias de Cinema e Teatro, respectivamente;

3.5.4 Enviar realese de 10 linhas, com dois exemplares fotográficos em anexo, para a Mostra Universitária de Fotografia;

3.5.6 Para a mostra literária, dentro da programação do BOTECO LITERÁRIO, devem ser enviados ao endereço fuca-al@hotmail.com, três poesias, ou obras literárias (sonetos, contos, crônicas) para seleção, feita pela comissão organizadora, que selecionará apenas 1 (um) trabalho dos 3 (três) enviados;

3.5.7 Enviar um resumo do trabalho acadêmico, de no máximo 2 laudas, para fuca-al@hotmail.com para a seleção dos trabalhos a serem aprovados. Será considerado as pesquisas, textos e artigos, voltados à temática negra, dentro da perspectiva étnico-racial, artístico e cultural;

3.5.8 Será permitido que cada proponente se inscreva em mais de uma mostra universitária, sendo que os mesmos terão que obedecer os horários da programação geral do FUCA, evitando dessa maneira incompatibilidade de horários nos eventos;

3.5.9 Ocorrendo simultaneidade entre os horários da apresentação dos trabalhos selecionados de um único proponente, o mesmo poderá optar de acordo com sua prioridade, impreterivelmente não havendo devolução do pagamento da inscrição dos demais trabalhos aprovados.

4.                     DA SELEÇÃO

4.1 Cada comissão organizadora, composta por especialistas de cada mostra universitária, tem autonomia de selecionar os trabalhos enviados, de acordo com cada área de atuação;

4.2 O critério de julgamento dos trabalhos inscritos, terá como prioridade trabalhos identificados com à temática do evento;

4.3 Será considerado o número de vagas ofertadas para apresentação dos trabalhos, conforme Anexo I (tabela) deste edital;

5.                     DOS RESULTADOS E DA APROVAÇÃO

5.1 Será divulgado em www.dceufal.blogspot.com  dia 16 de Maio de 2012, os trabalhos selecionados para comunicações orais e mostras universitárias;

5.2 Cada inscrito que tiver seu trabalho selecionado será comunicado via e-mail, lista em mural e no endereço eletrônico www.dceufal.blogspot.com ;

6.                     DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO

6.1 A taxa de inscrição será cobrada no valor de R$ 12,00 (doze reais), sendo que aqueles que apresentarem a carteira de estudante do DCE/UFAL pagarão apenas R$ 6,00 (seis reais), credenciando para a participação em todo o festival, e garantindo, dessa maneira, a participação e a certificação das oficinas e apresentação de trabalho no evento;

6.2 O valor mencionado no tópico 6.1, deste edital, é taxa única;

6.3 O pagamento deve ser feito no balcão do FUCA, no período de 14/05/2012 até 28/05/2012, devendo ter em mãos o formulário de inscrição devidamente preenchido;

7.                     DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O evento – FUCA – resultará em produtos finais para registro e divulgação das ações desenvolvidas e dos trabalhos apresentados, sendo os seguintes produtos:

7.1.2 Livro do Fuca (Coletânea Ilustrada de todas as ações desenvolvidas durante o evento)

7.1.3 Materiais Audiovisuais, contendo um CD do Fuca (gravação das músicas selecionadas para o evento) e o DVD do FUCA (Registro audiovisual das apresentações em destaque do evento)

7.2. Os materiais enviados pelos proponentes não serão devolvidos;

7.3 Os materiais enviados para seleção dos trabalhos não serão divulgados;

7.4 O ato da inscrição implica conhecimento e aceitação de todos os itens deste documento;

7.5 O ato da inscrição concede direitos autorais e de imagem à organização do evento, para uso da difusão e registro, sem fins lucrativos;

7.6 Os proponentes dos trabalhos enviados assinarão um termo de aceitação das regras deste edital;

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Geral

Uma resposta para “EDITAL FUCA

  1. Danyel Maxwel

    Que todos universitários possam participar dessa promoção da cultura no seio de nossas academias como vetor para interação dos saberes e fazeres artístico, cultural e científico!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s