A Lagoa Mundaú e o dia Mundial da Água

bxk13823_vista-da-lagoa-mundau-al800

Hoje é comemorado o dia mundial da água, e todo o planeta está mobilizado com grandes ações para conscientização da população, para melhor preservação deste bem tão precioso e fonte de vida.

O “Dia Mundial da Água” foi criado pela ONU, no dia 22 de fevereiro de 1993, dedicando assim, esse dia para uma discussão sobre diversos assuntos relacionados com a água. A preocupação com o tema é grande, já que a parte potável está sendo contaminada e poluída descaradamente pela ação inconsequente do homem.

Precisamos de água limpa para beber, cozinhar, lavar, entre outras atividades e sem esse líquido precioso com qualidade a humanidade não dura muito tempo.

Trazendo esse contexto para a nossa realidade, temos uma forte ligação com essa data, primeiramente, moramos em Alagoas, nome dado ao nosso Estado devido às grandes e lindas lagoas existentes em nosso território, depois a nossa capital, tem um apelido muito peculiar, que é o de Paraíso das Águas. Vivemos em constante contato com essa riqueza natural e nos calamos com a poluição que está matando nossas lagoas e rios.

Quero falar sobre uma majestosa lagoa que nos encanta com sua beleza triunfal e nos assusta com o descaso que muitas vezes foi tratada.

A Lagoa Mundaú tem uma área de 23 km², com uma vasta variedade de peixes e crustáceos, a famosa lagoa tem uma beleza inenarrável. Quem não conhece o passeio das Nove Ilhas, que é uma das grandes atrações de Maceió?

Mesmo com tanta beleza real, a Lagoa Mundaú sofre com a poluição vinda das cidades circunvizinhas e de nossa capital, que despejam suas sujeiras na lagoa. A lagoa não é imortal e um dia irá sucumbir aos delírios insanos de nossas atitudes criminosas.

Projetos realistas e eficientes de preservação do meio ambiente e de conscientização da população ajudarão a mudar essa realidade cruel que tanto machuca nossas riquezas naturais. Não adianta fazer grandes projetos, se eles não forem acompanhados de uma grande ação de educação dos moradores da região e da cidade como um todo.

Ensinar as nossas crianças o valor da vida no meio ambiente é tão importante quanto ensinar a ser educado dizendo bom dia, boa tarde e com licença!

@Marques_JM

About these ads

1 Comentário

Arquivado em Textos

Uma resposta para “A Lagoa Mundaú e o dia Mundial da Água

  1. João

    _=_=> [ Política é como ÁGUA: se bebe! ... ] _ Dia Mundial d’ÁGUA 22 de MARÇO
    [ Progr Est d Conserv/ Uso RACIONAL d Água por ANIMAIs e seres humanos ], Deputado Inácio LOIOLA d’ALE-AL
    p Valdi Júnior QUINTA 21mar2013 às 23h30min _ http://www.maltanet.com.br/noticias/noticia.php?id=9470
    … incentivar o ESTADO [e as prefeituras desejantes] a adequar os prédios PÚBLICOS com mecanismos e aparelhos que permitam economia de ÁGUA, nos imóveis locados TAMBÉM!
    … 40 litros de água/ DIA seria RAZOÁVEL por pessoa. Nas cidade o LUXO exige MAIS: R dJaneiro 450 litros/ DIA; Moscou 600 L/ dia; N Iorque 1045 L/ dia.
    … no Deserto do Saara 3 L/ dia, no Sertão de ALAGOAS: 6 L/ dia com direito a BANHO TECHÉCO, e a ‘pedra hume’ é OPCIONAL. O SERTÃO alagoano sofre c’estiagem prolongada aliviada por caminhões ‘CARROS’ pipas e distribuição de RAÇÃO p rebanho bovino, ovino e caprino.

    E a quantas anda a ‘PEGADA ECOLÓGICA’ santanense [CONSUMO em km2/ habitante ]: mais pra ANIMAL ou mais pra RACIONAL ?!
    O avô de SANTANA, o paciente Rio IPANEMA é uma figura: FIGURAÇA!!!
    AVO_emos c’eles: será possível dar duas CAJADADAS c’um SÓ coelho ???

    [ Redação de garotinha aos 8 d'IDADE ]
    FICTÍCIO Jn d Cartaxo reciclado CAPACHO/ Florianópolis-SC _ http://www.pegadasdocotidiano.com/2012/10/definicao-de-avo.html.
    “Um AVÔ não tem filhos, gosta dos filhos dos outros. Eles nada têm p fazer, estão ALI pra nos levar a passear devagar sem pisar nas flores bonitas nem nas lagartas.
    Evitam DIZER no LIMITE das próprias forças: … Some daqui! … Vai dormir! … Agora não! … Vai pro quarto pensar!
    AVÔS e Avós COSTUMAM ser gordos e conseguem abotoar nossos sapatos, sabendo SEMPRE o que queremos: da comida às brincadeiras, passando pelas TRAQUINAGENS.
    AVÔS e Avós usam ÓCULOS e às vezes conseguem tirar os DENTES. Eles nunca vão ao cabeleireiro – carecas ELES, felizes ELAS – sempre com os cabelos arrumadinhos contando histórias sem pular partes, e nem s’importam de contar a mesma história várias vezes.
    AVÔS e Avós sempre têm tempo para nós, e nem são tão FRACOS como dizem, apenas morrem mais vezes que nós.
    AVÔS seria mais PLENO, creio, tendo avô e avó, ainda mais se não tiverem TELEVISÃO nem computador, genTEeeee!

    [ PEGADA ECOLÓGICA ], Wikipédia Encic LIVRE _ http://pt.wikipedia.org/wiki/Pegada_ecol%C3%B3gica
    … ‘ecological footprint’: terra e água necessária p sustentar as gerações actuais com recursos materiais e energéticos. Primeiramente usado em 1992 p W Rees/ Univ d C Britânica-CANADÀ. Depoismente em 1995, Rees e M Wackernagel publicaram ‘Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth’
    ATUALMENTE a pegada ecológica indica a SUSTENTABILIDADE ambiental: estilo de vida, produtos e serviços consumidos, por cidade, região e país. A pegada ecológica de uma população tecnologicamente AVANÇADA é em geral, maior do que a d’uma subdesenvolvida.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s